Frutos vermelhos, frutos secos e até álcool. Descubra a seleção feita por Joana Nogueira para prevenir o Alzheimer, uma das doenças que mais deteriora, irreversivelmente, as funções cognitivas.
texto: Ana Luísa Bernardino
Alterações muito fortes no comportamento e personalidade e perda da capacidade física, psíquica e funcional. São estes os principais traços do Alzheimer, a doença que é considerada “a forma mais comum de demência, constituindo entre 50 a 70% dos casos”. Esta doença define-se como “um tipo de demência que provoca uma deterioração generalizada, progressiva e irreversível de determinadas funções cognitivas, como a memória, atenção, linguagem, concentração e pensamento.”
Quem diz isto é Joana Nogueira, a nutricionista do Holmes Place com quem a NiT falou para perceber que alimentos devemos consumir para prevenir esta doença e, assim, estimular o nosso cérebro.
Sabe-se que o aparecimento desta doença está relacionado com fatores genéticos, alterações hormonais, intoxicações por metais pesados e deficiências nutricionais: “Normalmente, os doentes com Alzheimer têm deficiências de micronutrientes como o selénio, vitaminas C, E, vitaminas do complexo B e vitamina K”, explica a nutricionista.
Joana Nogueira adianta ainda que apesar de não existir “nenhuma terapêutica médica preventiva desta doença, está comprovado que adotar um estilo de vida saudável pode prevenir de forma significativa o aparecimento do Alzheimer.”
Fruta, alguns tipos de frutos secos, peixe e ainda algumas sementes. Conheça a lista criada pela nutricionista. Basta carregar na imagem.
Fonte: nit.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário