sábado, 24 de junho de 2017

Primeiro exame de sangue do mundo para ajudar o diagnóstico de Parkinson


A empresa israelense espera começar a comercializar seu ensaio exclusivo em 2017, solicitando autorização na Europa.

 17 DE NOVEMBRO DE 2016, 7:10 AM


Foto de Goran Bogicevic via Shutterstock.com


Os médicos diagnosticam até 60,000 novos casos de doença de Parkinson (PD) todos os anos nos Estados Unidos. No entanto, o diagnóstico de PD com certeza pode levar anos - muito depois de aparecer sinais e sintomas iniciais.



O arranque israelense BioShai tem um produto que altera o jogo no horizonte: PDx, o primeiro exame de sangue simples do mundo para o diagnóstico precoce da PD.
Os resultados do teste podem ser combinados com dados clínicos, fornecendo um diagnóstico mais preciso para ajudar os médicos a decidir sobre o melhor curso de tratamento em uma fase muito anterior.
Mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com esse transtorno de movimento crônico e progressivo causado pelo mau funcionamento e a morte de neurônios que produzem dopamina, um produto químico que coordena o controle do movimento e coordenação do cérebro.
"Ter um diagnóstico em um estágio anterior pode levar a um tratamento mais preciso e uma maior qualidade de vida para o paciente", diz Jennifer Yarden, CEO da BioShai, que possui doutorado em ciência médica e anteriormente responsável pelo desenvolvimento clínico e comercial de diagnóstico Ensaios e kits em Glycominds. Yarden também é CEO e co-fundador da Curewize Health.
"Oferecer um teste simples e barato para o diagnóstico de Parkinson é considerado essencial para o desenvolvimento de terapia neuroprotetiva", explica ela, "porque, quando um paciente tem muitos sintomas de movimento associados à Parkinson, a maioria dos neurônios produtores de dopamina Estão perdidos ou ficam prejudicados pela doença ".
Pesquisa no laboratório Technion
O teste de sangue PDx, que mede as mudanças em moléculas particulares que se sabe estarem associadas com Parkinson, estará disponível através de um laboratório israelense com base beta limitada no início de 2017. O BioShai em breve solicitará aprovação regulamentar na Europa.
A BioShai foi fundada em janeiro de 2014 na incubadora Youdim Pharmaceuticals em Yokneam Illit. Technion Prof. Moussa Youdim , (um dos inventores da droga Azilect de Parkinson) cofundou BioShai, que atualmente tem quatro funcionários.
Youdim e a Universidade de Würzburg, o Prof. Peter Riederer, realizaram pesquisas pioneiras, publicadas em 2010 e 2012, revelando que medir o nível de expressão de genes específicos no sangue pode detectar PD com um alto nível de precisão. BioShai surgiu desta descoberta.
Cofundador e CMO O Dr. Martin Rabey, neurologista originário da Argentina, é professor emérito na Escola de Medicina Sackler da Universidade de Tel Aviv e especialista internacional em doenças de Parkinson e Alzheimer. Ele e neurologistas europeus desenvolveram a Escala de Avaliação de Parkinson Simples (SPES), uma ferramenta prática para a avaliação de pacientes com DP.
Gráfica cortesia da BioShai
Arte gráfica cortesia da BioShai
Validando e padronizando
Yarden diz a ISRAEL21c que a BioShai está atualmente em fase final de validação e padronização do ensaio PDx em um ensaio clínico multicêntrico em Israel e na Itália.
"Nós matriculamos 400 pacientes, divididos em duas etapas. A primeira etapa é para a criação de um teste comercial baseado nas descobertas do Prof. Youdim, e o segundo estágio é a validação ", diz ela.
"Nós também estamos completando um teste em amostras retrospectivas do estudo da Parkinson's Progression Markers Initiative liderado pela Fundação Michael J. Fox. Em nosso laboratório em Yokneam, testámos mais de 1.000 amostras, incluindo amostras de pacientes com Parkinson, controles saudáveis ​​e pacientes com DP que apresentam sintomas clínicos, mas nenhuma evidência de déficit de dopamina em exames de imagem ".
Este estudo retrospectivo examinará como o biomarcador muda ao longo do tempo e pode ajudar com o prognóstico, bem como o diagnóstico, diz Yarden.
"A estratégia da BioShai é primeiro desenvolver o teste para o diagnóstico diferencial de PD de pacientes com características motoras parkinsonianas semelhantes e, em seguida, desenvolver uma versão modificada do teste para diagnóstico precoce de pacientes com sintomas pré-motores, como diminuição da capacidade de cheiro (anosmia) , Constipação constante, depressão e distúrbios do sono REM ", diz Yarden.
"Muitos desses sintomas podem aparecer por outros motivos, mas também são considerados fatores de risco iniciais não-motores para PD. Nosso biomarcador seria específico para o Parkinson ".
Ela observa que o custo do teste de sangue PDx, estimado em várias centenas de dólares, é significativamente menos dispendioso do que qualquer teste de imagem disponível e "definitivamente diminuirá o custo do diagnóstico".
Enquanto outras empresas estão trabalhando para um exame de sangue para PD, ela acrescenta: "Nosso ensaio é único e esperamos ser o primeiro no mercado".
Para mais informações, clique aqui .
Fonte: Israel 21c Tradução do original em Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário